publicidade

publicidade

Estudantes do IFPI desenvolvem projeto de Aerodesign


Os estudantes do curso superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Piauí integrantes da equipe Sol do Equador de Aerodesign, deram início à versão 2014 do projeto do avião. A equipe participará, na categoria regular, da competição SAE BRASIL 2014, que ocorre anualmente em São José de Campos-SP e este ano está prevista para acontecer de 30 de outubro a 02 de novembro.

No início desse mês a equipe inicia as atividades construtivas do projeto 2014. Paralelamente, serão realizados os ensaios e formatado um relatório a ser enviado no dia 04 de agosto para a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), responsável pela organização da competição.


A versão 2014, além de uma configuração inovadora, está sendo construída com materiais de ponta na Engenharia Aeronáutica: fibra de carbono e honeycomb. Estes materiais foram patrocinados por uma empresa de São José dos Campos: Alltec. Além disso, estão sendo usados materiais mais comuns, como madeira balsa e nylon. O projeto inclui também cálculos aerodinâmicos, de desempenho, de estabilidade e controle e estruturais, além de ensaios a serem realizados, tais como: ensaio estrutural da longarina e do trem de pouso, de tração estática e dinâmica do grupo motor-propulsor. Esses ensaios estão sendo realizados em uma bancada projetada pelos próprios integrantes da equipe, que conta com 8 membros efetivos e 2 estagiários, orientados pelos professores Ayrton de Sá Brandim e Anderson Felipe Chaves, além de outros colaboradores do curso de Engenharia Mecânica.


Segundo Patrícia, estudante do Curso de Engenharia Mecânica do IFPI e capitã da Equipe Sol do Equador, a equipe pretende repassar essa vivência profissional aos novos alunos de Engenharia Mecânica para que o trabalho continue. “Estes são projetos que podem fazer diferença no processo de desenvolvimento e inovação para a Aeronáutica”, conclui.

A equipe tem recebido apoio de grandes empresas locais e nacionais, como a Houston do Grupo Claudino, ALLTEC, Supriforms, Comercial GM e Ordem Demoly.


Departamento de Comunicação Social

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia