Estudantes do IFPI desenvolvem projeto de Aerodesign


Os estudantes do curso superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Piauí integrantes da equipe Sol do Equador de Aerodesign, deram início à versão 2014 do projeto do avião. A equipe participará, na categoria regular, da competição SAE BRASIL 2014, que ocorre anualmente em São José de Campos-SP e este ano está prevista para acontecer de 30 de outubro a 02 de novembro.

No início desse mês a equipe inicia as atividades construtivas do projeto 2014. Paralelamente, serão realizados os ensaios e formatado um relatório a ser enviado no dia 04 de agosto para a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), responsável pela organização da competição.


A versão 2014, além de uma configuração inovadora, está sendo construída com materiais de ponta na Engenharia Aeronáutica: fibra de carbono e honeycomb. Estes materiais foram patrocinados por uma empresa de São José dos Campos: Alltec. Além disso, estão sendo usados materiais mais comuns, como madeira balsa e nylon. O projeto inclui também cálculos aerodinâmicos, de desempenho, de estabilidade e controle e estruturais, além de ensaios a serem realizados, tais como: ensaio estrutural da longarina e do trem de pouso, de tração estática e dinâmica do grupo motor-propulsor. Esses ensaios estão sendo realizados em uma bancada projetada pelos próprios integrantes da equipe, que conta com 8 membros efetivos e 2 estagiários, orientados pelos professores Ayrton de Sá Brandim e Anderson Felipe Chaves, além de outros colaboradores do curso de Engenharia Mecânica.


Segundo Patrícia, estudante do Curso de Engenharia Mecânica do IFPI e capitã da Equipe Sol do Equador, a equipe pretende repassar essa vivência profissional aos novos alunos de Engenharia Mecânica para que o trabalho continue. “Estes são projetos que podem fazer diferença no processo de desenvolvimento e inovação para a Aeronáutica”, conclui.

A equipe tem recebido apoio de grandes empresas locais e nacionais, como a Houston do Grupo Claudino, ALLTEC, Supriforms, Comercial GM e Ordem Demoly.


Departamento de Comunicação Social

COMPARTILHAR:

+1