Festival de Sementes da Fartura atrairá centenas de pessoas a Pedro II


O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) vai realizar no dia 18 de julho em Pedro II o I Festival das Sementes da Fartura do Piauí. O público esperado é de aproximadamente 800 participantes, entre agricultores e agricultoras familiares, técnicos, representantes de ONGs e de órgãos de pesquisa do Governo. O evento promoverá o encontro de produtores da agricultura familiar de todas as partes do Estado em um intercâmbio de conhecimento e trocas de sementes, além do fortalecimento do patrimônio genético do Semiárido.


A finalidade do evento é contemplar o trabalho realizado pelas entidades do FPCSA junto às comunidades rurais do Estado. Através dos encontros e capacitações dos Programas de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, os agricultores e agricultoras são incentivados a preservar, resgatar, multiplicar e guardar suas sementes nativas na busca de proteger o patrimônio genético de cada região.


Com caráter também educativo, o festival promoverá oficinas temáticas. As entidades que formam o FPCSA estão fazendo junto às comunidades a mobilização e preparação para o evento, que consiste na capacitação dos participantes no processo de produção, seleção, multiplicação e embalagem das sementes de forma adequada.



No evento, ainda será realizada uma caminhada com o objetivo de atrair a população. A concentração será na Praça Lúcio Gomes a partir das 07h. Os participantes percorrerão a Avenida José Lourenço Mourão até a Praça Domingos Mourão Filho, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que receberá a Feira de Sementes.



Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR:

+1