PSTU/PI solicita registro e marca início de campanha


PSTU foi o primeiro a registrar candidaturas no TRE-PI. Campanha começa no domingo (6), às 6 da manhã, no mercado do bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) solicitou ontem (03/07) pela manhã o registro das candidaturas ao governo do Estado, senado e deputados e deputadas estaduais e federais junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Piauí. O PSTU foi o primeiro partido a fazer a solicitação.

PERFIS DOS CANDIDATOS MAJORITÁRIOS

Presidente

Zé Maria é metalúrgico e foi um dos fundadores do PT e da CUT, no início dos anos 80 . Participou ativamente da luta contra a ditadura militar e da reorganização do movimento sindical brasileiro. Foi expulso do PT em 1992, por criticar os caminhos que aquele partido vinha tomando – cada vez mais de conciliação com as forças políticas da direita – para chegar ao governo. Ajudou ativamente na criação do PSTU, que este ano completou 20 anos e atualmente milita na construção da Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), em alternativa à CUT, que se tornou um braço sindical dos governos, depois da primeira eleição de Lula.

A candidata a vice-presidente da República, Cláudia Durans, é ativista dos movimentos contra o racismo e contra o machismo, e também é militante do movimento sindical na Universidade Federal do Maranhão, onde é professora do curso de Serviço Social. Foi diretora do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes).

Governador

Daniel Solon, atuou no movimento estudantil na Ufpi e é atualmente presidente (licenciado) da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp). Foi candidato a prefeito de Teresina em 2012. Da mesma forma que agora, teve como vice a bancária Solimar Silva, que participa da coordenação da Central Sindical e Popular (CSP Conlutas) e é membro da Oposição Bancária (à direção do Sindicato dos Bancários do Piauí).

Senador

Geraldo Carvalho é presidente do Diretório Municipal do PSTU em Teresina e já foi candidato ao governo do Estado em 2010. E diretor regional da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), em Floriano, onde é professor.

PSTU Piauí

COMPARTILHAR:

+1