Resgatada tartaruga-de-couro de quase 300 kg na praia da Pedra do Sal


A equipe do Projeto BIOMADE, patrocinado pela Petrobras, atendeu a uma ocorrência na praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba na noite da última quinta-feira (03). Uma tartaruga-de-couro subiu para desovar em horário bastante incomum, ficou desorientada deslocando-se cada vez mais para longe do mar.

O animal com 1,5 m de carapaça e cerca de 300 kg foi encontrado pelos pescadores Cleuson Ventura e Pedro Manoel, que rapidamente acionaram o projeto. “Estávamos saindo para pescar, como de costume, quando vimos um rastro na areia que parecia recente, resolvemos seguir e encontramos ela muito longe da praia. Como não podíamos fazer muita coisa naquele momento devido o tamanho da tartaruga, fomos rápido avisar ao Sr. Pescada que trabalha com o pessoal do projeto” relata o colaborador Pedro Manoel.


Chegando ao local da ocorrência, a mais de 800m da área de praia, os técnicos do BIOMADE constataram que o animal estava bastante cansado e começava a apresentar sinais de desidratação, devido à exposição ao sol. “Para minimizar os efeitos provocados pelo sol, é importante colocar tecidos umedecidos na carapaça (casco) e jogar água no corpo da tartaruga. Esse manejo vai proporcionar condições mais agradáveis para a fêmea” diz a bióloga Ana Luiza da Costa.

De acordo com Mário Neto, coordenador do projeto, o fator determinante para o sucesso dessa operação de resgate, foi a colaboração dos pescadores que acionaram o projeto, além do grande apoio dos demais pescadores, Leandro José e Vanterdan, durante a ocorrência. “Agradecemos aos pescadores que hoje foram verdadeiros heróis por salvar a vida dessa fêmea, hoje somamos forças e não medir esforços para devolvê-la ao mar” falou Mario Neto.


Coordenação de Comunicação

COMPARTILHAR:

+1