publicidade

publicidade

Silvana Lira do PTC toma possa na Câmara Municipal de Parnaíba


A 1ª suplente de vereadora, Silvana da Silva Lira, do PTC, foi empossada no cargo de vereadora, na noite desta terça feira (1º/07), para substituir por 120 dias o vereador Ronaldo Prado (PT do B) que pediu, através de requerimento lido na ocasião, o afastamento do mandato para tratar de assuntos pessoais e cuidar de sua campanha de deputado estadual.

O ato de posse se deu em solenidade bastante prestigiada, presidida pela vereadora e Presidente do Poder Legislativo, Neta Castelo Branco, que compôs a Mesa de Honra com o prefeito Florentino Neto e o vice, Chagas Fontenele, além da secretária de saúde, Maria do Amparo, que representou todos os demais secretários municipais presentes, e os vereadores Ronaldo Prado, Gustavo Lima e Ricardo Véras.

Após o juramento de posse, o vereador Ricardo Véras (PTC), correligionário da empossada, saudou-a em nome do Partido, representando também o deputado estadual Evaldo Gomes, também do PTC, destacando a força da mulher nos dias atuais, também na política e desejando-lhe boa sorte no desempenho da nova missão. A secretária Maria do Amparo, também fez uso da palavra para destacar as qualidades de Silvana Lira. “Mulher aguerrida, comprometida com as causas sociais e uma defensora da sua categoria de agentes comunitários de saúde”.

O vereador Ronaldo Prado, agora licenciado, também deu destaque às conquistas das mulheres que estão ampliando sua participação política e enfatizou: “pela primeira o legislativo parnaibano passa a contar com 3 mulheres” (Silvana, Fátima Carmino e vereadora Neta). Ele justificou seu afastamento, alegando não querer ser um vereador ausente durante a campanha eleitoral que se avizinha, enfatizando que “a pessoa que foi convocada para nos substituir não vai nos decepcionar”. Ele registrou ainda a presença de pastores da Igreja Cristã da Restauração, à qual Silvana integra, alguns vindos de Teresina para prestigiar o evento.

A vereadora empossada, Silvana Lira, agradeceu aos presentes e falou a respeito dos seus projetos de vida, a partir de sua chegada a Parnaíba, vinda do interior do Maranhão, enfrentando preconceitos e problemas de diversas espécies, já estando por 19 anos desempenhando as funções de agente comunitária de saúde no município. Ela relembrou da campanha política, das visitas de casa em casa, no corpo a corpo, “o que foi muito engrandecedor porque hoje eu sei das reais necessidades de Parnaíba”. Ela aproveitou para agradeceu todos os seus amigos e vizinhos que estavam presentes, lotando o plenário da Câmara.

O prefeito Florentino Neto em seu discurso fez um relato da trajetória de vida da nova vereadora. “Uma trajetória de luta, de sofrimento, mas ela não esqueceu daqueles que a ajudaram a progredir. E este momento é um exemplo disso”, ressaltou., destacando ser Silvana Lira a primeira Agente Comunitária de Saúde a ter assento na Câmara Municipal, lembrado ainda das lutas que ela empreendeu em favor de sua categoria e que graças a isso os ACS da Parnaíba são os melhor remunerados do Brasil.

Ao final, a vereadora Neta Castelo Branco também cumprimentou a nova colega, enaltecendo suas qualidades e, principalmente, a forma humilde como ela se apresenta perante as pessoas. “A Silvana é mais um exemplo de que quando a mulher quer algo e luta para conquista, ela consegue”, finalizou.

Por Bernardo Silva

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia