PMDB prepara eleições municipais e aponta Themístocles como candidato



O PMDB se prepara para as eleições municipais e tem foco especial em Teresina. O presidente da executiva estadual do partido, deputado federal Marcelo Castro, lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho, como potencial nome do partido para disputar a Prefeitura de Teresina em 2016. O deputado estadual João Madison disse que buscava o apoio do partido para assumir a direção do PMDB no estado, se o presidente Marcelo Castro não quiser disputar a reeleição.

O PMDB deve priorizar uma aliança com o senador Elmano Ferrer (PTB), se ele for candidato a prefeito. Se não, o partido terá candidatura própria. “Todo partido deveria ter um candidato próprio na capital. É até uma forma de mobilizar o partido. Mas, se o Elmano for candidato devemos apoiá-lo", comentou Marcelo Castro.

Para ele, caso o partido lance candidato, o melhor nome em condições de disputar é o do deputado Themístocles. “Para termos candidato próprio é preciso ter toda uma estrutura. Uma aliança. Ainda é muito cedo para isso. Mas a questão é que devido essa proximidade com o Themístocles, o PMDB poderá apoiar o Elmano, se ele for candidato”, ressaltou o presidente.

O deputado João Madison se adiantou em dizer que não pretende confrontar ninguém no partido. Ele quer uma candidatura de consenso. “Não tem disputa. Nesse momento, o Marcelo é o presidente. Mas, se ele não quiser mais, o cargo eu serei candidato. Gostaria de exercer esse papel de presidente”, argumentou.

Mas a convenção do partido só acontece em agosto para os diretórios municipais e só em outubro para o diretório estadual. “Ainda temos um longo período até a convenção em agosto. Não sei se pretendo continuar ou deixar a presidência. Ele é um bom nome. Um parlamentar muito querido no partido e que tem muita experiência. Se não desejar mais ser presidente, darei apoio a ele”, declarou Marcelo Castro sobre as pretensões de João Madison.

Nesse momento, o partido se articula para preparar as eleições no interior, renovando os diretórios, reforçando os filiados e determinando e incentivando os pretensos candidatos a prefeito pelo PMDB. Para isso, cada deputado estadual ficou responsável por uma região.

Em Teresina, o deputado João Madison afirmou que Themístocles Filho é quem comanda o diretório. “É bem claro que Themístocles possui o controle desse processo em Teresina. Em agosto iremos escolher o presidente do diretório e acredito que será um nome indicado por ele. A determinação do PMDB nacional é que até agosto todos os municípios tenham diretórios do PMDB. Em outubro temos que escolher o presidente estadual”, disse.

Por Luciano Coelho – Portal AZ
COMPARTILHAR:

+1