Música de compositor radicado em Parnaíba recebe Menção Honrosa em Boston



Paulo Rios Filho, compositor baiano residente em Parnaíba-PI, teve sua música selecionada dentre mais de duzentas obras inscritas no Concurso de Composição do Boston GuitarFest X “Répéter”, obra musical de autoria do compositor Paulo Rios Filho, acaba de ser laureada com Honorable Mention no Concurso de Composição da décima edição do festival internacional de violão Boston GuitarFest, realizada entre 18 e 25 de Junho de 2015, em Boston, EUA.

A obra do compositor, que é natural de Salvador, Bahia, foi uma das três escolhidas dentre um total de duzentas e vinte músicas inscritas no concurso por compositores de mais de trinta países. As outras duas obras foram “Beyond Lilith”, da australiana Melody Eötvös (1º prêmio), e “Te Unicorn in the Garden”, do inglês Alec Roth.




Paulo Rios Filho, que é professor da UFMA (Campus São Bernardo), mas reside em Parnaíba desde 2013, acabou de obter o título de doutor em música (composição) pela Universidade Federal da Bahia, com a tese “Um compor-emaranhado: composição, teoria e análise ao longo de linhas”, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Costa Lima – compositor baiano ligado à segunda geração do Grupo de Compositores da Bahia e membro da Academia Brasileira de Música.

O Boston GuitarFest é um importante festival de violão dirigido pelo violonista e professor norte-americano Eliot Fisk, que acontece desde meados da primeira década do século XXI, sempre com uma programação artística e pedagógica de altíssimo nível e com participantes de várias partes do mundo.




Nesta edição do festival, além do concurso de composição para violão solo, havia ainda mais duas outras competições: performance adulto e performance juvenil. O júri do concurso de composição na edição deste ano de 2015 foi formado pelos doutores Michael Frengel, Enric Madriguera, Apostolos Paraskevas, e Anthony Paul De Ritis.

A obra “Répéter”, escrita para violão solo entre março e junho de 2014, foi estreada pelo violonista brasileiro João Carlos Victor, a quem a obra é dedicada, em Basiléia, na Suíça, ainda naquele ano.




Página com os resultados do concurso: http://www.bostonguitarfest.org/2015/competitions/
Sobre o Boston GuitarFest: http://www.bostonguitarfest.org/2015/
Sobre Paulo Rios Filho: http://www.pauloriosfilho.com

Ascom 


COMPARTILHAR:

+1