Programa Lagoas do Norte é tema de artigo publicado em revista científica de MG


A revista científica Caminhos de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais (MG), edição de junho de 2015, publicou o artigo científico Parque Ambiental Lagoas do Norte: Saneamento e Conservação do Ambiente entre os Bairros Matadouro e São Joaquim, Teresina, Piauí, Brasil, de autoria do geógrafo Leilson Alves dos Santos (UESPI/UAB) e da professora doutora Iracilde Maria de Moura Fé Lima.

No artigo científico, os autores comprovaram que a implantação do Parque Lagoas do Norte possibilitou o início de uma nova relação sociedade/natureza, resgatando valores sociais e ambientais, tendo em vista que proporcionou uma melhoria considerável no ambiente e na qualidade de vida da população daquela área, além de contribuir para a elevação de sua autoestima.

“O Programa Lagoas do Norte, em suas diversas faces, tem sido objeto de estudos científicos de diversas instituições de ensino superior de Teresina, o que demonstra a relevância do Programa para a zona Norte e para toda a capital. No estudo Parque Ambiental Lagoas do Norte: Saneamento e Conservação do Ambiente entre os Bairros Matadouro e São Joaquim, Teresina, Piauí, Brasil, além de mostrar os benefícios da implantação do Parque, os autores sugerem ainda diversas medidas para mitigar impactos ambientais negativos. Tais medidas já estão sendo adotadas pela Prefeitura de Teresina desde a criação do Parque Lagoas do Norte, com foco cada vez maior no envolvimento e no empoderamento comunitário. A administração municipal mantém uma equipe multiprofissional sediada dentro do Parque, na Unidade de Projetos Socioambientais, não apenas para atendimento à população, mas também para monitoramento e controle da qualidade da água das lagoas, preservação da fauna e da flora e conscientização ambiental”, comentou Leonardo Madeira, coordenador técnico do Serviço Municipal de Água e Esgotos de Teresina (SEMAE).

A divulgação dos estudos técnicos e científicos do Programa Lagoas do Norte faz parte de uma ação da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), cujo objetivo é dar transparência aos seus atos, colaborando assim com a academia científica bem como com os órgãos reguladores e fiscalizadores.

Por Viviane Bandeira
COMPARTILHAR:

+1