Recorde de atletas e grande festa, Gwangju abre oficialmente Universíade 2015




28ª edição da segunda competição poliesportiva mais importante do mundo terá mais de 13 mil jogadores e 146 países na Coreia do Sul

Gwangju (Coreia do Sul) - A Universíade de Verão 2015 está oficialmente aberta. Em uma grande festa no Estádio de Gwangju, na Coreia do Sul, com espetáculo de luzes, coreografias e músicas, a cerimônia de abertura reuniu nesta sexta-feira (3) as delegações universitárias dos 146 países que participarão até dia 14 de julho e lutarão por 272 medalhas de ouro na 28ª edição da segunda competição poliesportiva mais importante do mundo. 

Durante três horas de evento, que foi prestigiado de perto por Park Geun-hye, presidenta da Coreia do Sul, a organização resgatou a cultura local, com características de Gwangju, que significa em coreano uma "cidade cheia de luz", animou a torcida com sons que combinavam músicas tradicionais e eletrônicas modernas e imagens que simbolizavam as raízes do país. Além disso, houve participação especial do público, que coloriu as arquibancadas com bastões luminosos, em efeitos fantásticos.

A Universíade 2015, em Gwangju, marca o recorde de participantes em toda a história da competição. Serão 13 mil universitários disputando 21 modalidades (Futebol, Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Judô, Tênis, Tênis de mesa, Esgrima, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Atletismo, Basquete, Arco e Flecha, Badminton, Baseball, Golfe, Remo, Tiro ao alvo, Taekwondo e Handebol), superando assim os números de Kazan (RUS), há dois anos. De todas as nações presentes, a Rússia é a que tem a maior delegação dos jogos universitários deste ano, com 928 membros. Já a Geórgia é o país com menor número, com apenas um atleta (um nadador).

Já a delegação brasileira da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) é formada por 307 pessoas, sendo 203 atletas, que irão encarar 19 modalidades. Encarregada de ser a porta-bandeira da seleção verde e amarela durante a cerimônia, a jogadora de futebol de campo, Kemily Matias, se emocionou com a oportunidade. "É uma honra ter o privilégio de vir à Universíade, representar o Brasil e ainda mais ser a porta-bandeira. É muito bom estar aqui, é a lua de mel do futebol. Fico muito feliz de ter esta experiência, poder viajar para outros países e conhecer outras culturas", conta a atleta.

Depois da festa, o Brasil volta a focar nas competições. As primeiras chances de medalha começam neste sábado (4), com o Judô, Natação e Esgrima. Já a seleção de basquete masculino estreia contra o Chile e o futebol feminino encara a Polônia. Os brasileiros do Polo Aquático enfrentam a Holanda. No vôlei, o encontro será diante da Colômbia, no masculino, e contra Finlândia, no feminino. O tenista Thiago Pinheiro desafia Arief Rahman, da Indonésia. 

Mais fotos disponíveis para download no site: www.fotojump.com.br

Sobre a Universíade: É considerada os Jogos Olímpicos universitários, sendo o segundo maior evento poliesportivo do mundo. O campeonato reúne a cada dois anos mais de 10 mil participantes, de 170 países, em mais de 20 modalidades. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. Além disso, a Universíade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Segundo pesquisa da FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas já conquistaram medalhas em universíades.

Sobre a CBDU: A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é uma entidade que regulamenta o desporto universitário no Brasil. Ela organiza anualmente os eventos esportivos universitários mais importantes do Brasil, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a LDU, que contam com mais de 50 mil atletas universitários. Além disso, a CBDU representa o Brasil nos campeonatos internacionais universitários da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), da qual é também fundadora.

Mais informações podem ser encontradas aqui no site oficial da CBDU, www.cbdu.org.br além de fotos, novidades e curiosidades disponíveis nos nossos perfis das redes sociais: Facebook (CBDU), Twitter (@CBDU) Instagram (@CBDU) e youtube.com.br/CBDUTV.

Imprensa CBDU
COMPARTILHAR:

+1