Estado e Prefeitura firmam parceria para treinamento da Guarda Municipal


O Governo do Estado, através da Secretária de Segurança Pública, garantiu apoio à Prefeitura de Teresina para a formação da Guarda Municipal. Ao todo são 50 aprovados no concurso da PMT que receberam instrução na Academia de Polícia, incluindo a habilitação para uso de arma de fogo como prevê a Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

“Ainda estamos em processo de formalização, mas fomos procurados pela Prefeitura de Teresina e estamos colocando à disposição o curso de capacitação completo, incluindo habilitação para uso de arma de fogo, como pistolas. A Lei permite essa possibilidade da Guarda Municipal, ao transitar por praças e prédios públicos possa fazer abordagens e intervir numa situação de flagrante”, explicou Fábio Abreu.

O Secretário de Segurança disse ainda que não há data prevista para o início do curso, mas que toda a estrutura da Acadepol já está à disposição para o treinamento. 

“Esta é a participação do Governo do Estado, através de convênio, colocar nossa estrutura e nossos profissionais gabaritados para formar os novos guardas municipais. O objetivo é dar cooperação técnica para termos profissionais atuantes na capital e isso vem a ajudar o trabalho policial”, concluiu.

Ascom SSP-PI

COMPARTILHAR:

+1