Presidente da Câmara homenageia “O Jornal Norte do Piauí” pelo cinquentenário


A Câmara dos vereadores realizou neste sábado (09), no plenário principal da Casa, uma sessão solene para homenagear os 50 anos de fundação do jornal “O jornal Norte do Piauí”, fundado em 05 de agosto de 1967 pelo fundador e criador Mario Rodrigues Gomes Meirelles.


A sessão solene foi comandada pelo presidente José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho) e contou com a presença de Tenente Marcos do 2º BPM de Parnaíba, presidente Ascompar(Associação dos comunicadores sociais de Parnaíba) José Luiz Carvalho, Renato Barcellar diretor Jurídico da Ascompar, professor, advogado e presidente da Fundação Raul Barcellar, Israel Correa secretário da chefia de gabinete, Bernardo Silva superintendente de Comunicação, vereadores Daniel Jackson, Francisco da Paz, Bernardo Lima, Diniz e comunicadores da cidade.


O homenageado foi representando pela filha Maria Socorro Gomes Meirelles e genro Dr. Francisco Rodrigues da Silva (Dr. Nenem) vice-presidente da OAB subseção Parnaíba.


O presidente da Câmara falou da honra em conceder a Medalha de Mérito Legislativo ao Jornal Norte do Piauí que completa 50 anos de circulação e fez breve histórico sobre a vida do jornalista e do jornal. “É gratificante poder homenagear o jornal que buscam informar os fatos da nossa cidade de Parnaíba. Um jornal que foi fundando no transcurso do governo militar em agosto de 1967 e uma tarefa árdua em manter vivo esse jornal. E parabenizo a classe de comunicadores representados aqui Ascompar pela semana da imprensa desde dia 04 de setembro e faço voto que esse evento se repita por anos”, disse o presidente.


O presidente da Ascompar José Luiz Carvalho fez à entrega da medalha do Mérito Legislativo e o Diploma as mãos do genro Dr. Francisco Rodrigues da Silva (Dr. Nene) que esteve representando o jornalista Mario Meirelles.


Em meio à solenidade, o representante do homenageado Francisco Rodrigues da Silva (Dr. Nene) usou a tribuna para agradecer a comenda outorgada ao Jornal Norte do Piauí Mario Rodrigues Gomes Meirelles. “Muito orgulho que invade meu peito de estar aqui representado uma pessoa simples, trabalhador e merecedor de toda homenagem. Foi uma trajetória de luta. Durante o período de 50 anos da fundação do jornal e 82 anos de vida sempre honrou sua profissão e procurou transmitir cultura e informação sempre de maneira ética ao leitor. Fico emocionado por que ele apostou em mim e conseguir ser uma pessoa do bem e com quatro diplomas de curso superior. Agradeço todas as autoridades que ajudaram ao longo dos anos em nome de Mario Meirelles não está presente fisicamente, mas está de coração. Nosso muito obrigado e vida longa ao Jornal Norte do Piauí”, falou genro e advogado do jornalista.


O superintendente da Comunicação de Prefeitura e jornalista Bernardo Silva fez uso da Tribuna iniciou sua falando sobre a importância da Ascompar e responsabilidade da profissão. “É uma honra está aqui representando nossa associação Ascompar e quero cumprimentar a todos. Nos somos mais, nos somos de uma categoria maior. Quisera que todos estivessem aqui para ouvir essa mensagem que foi enviado para Ascompar pelo nosso confrade Lauro Andrade Correia jornalista imérito e colaborador do Jornal Norte do Piauí. Foi doutor Lauro que nos deu a ideia de criar a Ascompar para tivéssemos um organismo para representar a categoria do jornalista. E foi criado Ascompar e estamos mantendo essa entidade e queremos fortalece-la. Hoje a Câmara Municipal faz justiça ao jornalista Mario Meirelles que conseguiu manter por 50 anos o Jornal Norte do Piauí funcionando e foi evoluído, porém com muita dificuldade em mantê-lo vivo”, finalizou o seu discurso fazendo um pedido para que comunicadores leve mais a sério a profissão.


E finalizando os discursos dessa sessão solene em homenagem ao cinquentenário do “O Jornal Norte do Piauí”, Renato Barcellar diretor Jurídico da Ascompar, professor, advogado e presidente da Fundação Raul Barcellar que cumprimentou a todas as autoridades presentes e os familiares do homenageado. E falou que o exemplo do jornalista Mario Meirelles vai ficar enraizado no espirito de valorização que deve dominar e predominar nas gerações futuras e que Parnaíba não pode deixar de possuir seu jornal impresso.


A propositura do Projeto de Decreto Legislativo de concessão da Medalha do Mérito Legislativo Municipal Sessão Solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Municipal ao cinquentenário de existência do jornal “Norte do Piauí”, do fundador e proprietário, jornalista Mário Rodrigues Gomes Meireles foi do Vereador José Geraldo Alencar Filho, tendo o projeto recebido à assinatura de apoiamento dos membros da Câmara Municipal, que após a devida tramitação e aprovação pelo Plenário da Câmara Municipal, promulgado o Decreto Legislativo nº 345, datado de 06 de setembro de 2017.






Camila Neto – Ascom CMP

COMPARTILHAR:

+1