Ensino à distância – método que tem crescido no Brasil



Conheça alguns dos diferenciais deste modelo de aprendizado digital

A cada ano, mais pessoas têm se rendido ao método de educação à distância e cada vez mais segmentos de negócios têm introduzido em seu dia a dia essa plataforma de ensino online.

Alguns dos benefícios do aprendizado à distância

Social Learning - Atualmente tem sido aplicadas várias ferramentas nesse método de ensino virtual como é o caso do social learning, que resumidamente se baseia na interação do indivíduo no aprendizado. Hoje, no método de educação à distância, alunos se comunicam por meio de chamadas de vídeo, de chats, de fóruns, de redes sociais, entre outros.

Micro Learning – O material didático pode ser acessado hoje por meio de diferentes dispositivos como smartphones e tablets, portanto, o conteúdo precisa se adequar a essas formas de acesso e pode ser repassado em ‘fragmentos’, ou seja, pequenas doses de conteúdo e aprendizado, que podem ser úteis quando a pessoa não dispõe de muito tempo, mas precisa absorver informação.

MOOCs e SPOCs – Os Small Private Online Courses (SPOCs) oferecem os cursos privados, com conteúdo direcionado a determinado público, enquanto, os MOOCs (Massive Open Online Course) oferecem conteúdo gratuito direcionado ao público em geral, com a finalidade de colocar o usuário em contato com o novo modelo de ensino. As duas plataformas se complementam.

Economia de recursos – Nestes cursos e treinamentos à distância não apenas o aluno isoladamente é favorecido com um preço mais acessível pelos cursos, mas empresas de diferentes segmentos, que querem propor aos seus funcionários esse modelo de treinamento digital, também reduzem significativamente os custos.

Conteúdo atraente – O desafio deste modelo de aprendizado digital é o de sempre procurar oferecer conteúdo de qualidade, que proponha interação com os usuários e a possibilidade de um aprendizado leve e ao mesmo tempo profundo.

Segundo a empresa TalentSoft, que oferece software de aprendizado online para empresas do segmento de Recursos Humanos, a ideia da plataforma conhecida como e-learning é diminuir a distância entre a pessoa e o aprendizado à medida que o conteúdo de qualidade se liga ao desejo de aprender do usuário de qualquer lugar em que estiver. A distância física diante dessa experiência se torna o menos importante.

Daiana Barasa - Assessora de Comunicação


COMPARTILHAR:

+1