PiauíTec 2017: evento inovou com premiação Jovem Cientista do Piauí



O Parque da Cidadania recebeu durante os dias 28 e 29 de outubro o PiauíTec (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia), com o tema “A Matemática está em tudo”. O evento, reconhecido nacionalmente, tem o objetivo de incentivar alunos da rede pública e privada a trabalhar projetos voltados à pesquisa. A feira contou com a presença do governador Wellington Dias, a secretária de Edução, Rejane Dias, e demais autoridades.

Em discurso, o governador Wellington Dias, ressaltou a feira como um importante encontro de ciência e valorização da pesquisa que merece o prestígio dos piauienses. “Fico feliz em analisar de perto o quanto o PiauíTec acrescenta na vida destes estudantes, que com pesquisa e muito empenho encontram importantes soluções para necessidades do nosso cotidiano, como os projetos focados na reciclagem de materiais, preservação do meio ambiente, dentre outros”, afirma o governador.

Tendo como proposta o desenvolvimento de habilidades e talentos de estudantes, para que trilhem uma carreira promissora no universo da Ciência, o evento inovou neste ano de 2017, inserindo na programação o Edital Prêmio Jovem Cientista do Piauí, para galardoar os melhores projetos apresentados. Outra novidade foi a parceria da Rede Poc (uma organização que atua com programas educacionais, instituições acadêmicas e governamentais), que concedeu a oportunidade de três projetos (do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico), premiados na feira, representar o Estado em eventos científicos na Colômbia, Equador e Peru.

De acordo com o professor Thiago Carvalho, superintendente da Ciência e Tecnologia da Sedet, os trabalhos servem como um estímulo para os alunos expandirem sua pesquisa internacionalmente. “A feira é um importante momento de valorização da pesquisa e , certamente, impulsiona o desenvolvimento destes jovens no universo do conhecimento. "As credenciais oferecidas pela Rede Pop já são um grande incentivo para estes jovens que vão viajar para eventos científicos internacionais, representando o nosso Estado”, avalia.

A estudante do 2º ano, Bruna Alencar, que trabalhou no projeto de reaproveitamento de rejeitos de mármore para a produção de peças artesanais, acredita que a feira também conscientiza o público sobre a importância de valorização da pesquisa. “Tratamos da sustentabilidade relacionada à matemática, portanto estudamos sobre como a preservação ambiental pode ser manejada pela comunidade, e assim, gerar emprego e renda. Estamos orgulhosos com este resultado e vamos aprofundar a nossa ideia”, destaca.

O PiauíTec é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, com organização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

Ascom


COMPARTILHAR:

+1